27/03/2016 07h35 - Atualizado em 27/03/2016 07h35
No mundo, existem milhares de espécies de morcego. São aproximadamente 180 só no Brasil. Eles podem ser insetívoros, que se alimentam de insetos e frugívoros, com dieta à base de frutas. Os que comem frutas tem uma participação especial na germinação de árvores. O biólogo Wilson Ueda, professor da Unesp de Botucatu (SP), contou para o Nosso Campo que esses animais têm papel importante na recuperação de áreas degradadas.
José Calixto Gaspar, que é agricultor, mora pertinho de uma fábrica abandonada e cheia de morcegos. Ele fala que os bichinhos não fazem nada além de comer frutas e não se incomoda com a presença dos mamíferos voadores.
Os morcegos têm um sistema de orientação por ecolocalização. Emitem um som de alta frequência que bate no obstáculo. Com isso, eles conseguem determinar qual a distância e o formato do que têm que desviar.
O único morcego que oferece algum perigo para os animais é o hematófago, que se alimenta de sangue. São três espécies e todas se encontram na América Latina. Destas, duas se alimentam de sangue de aves e só uma se alimenta de sangue de outros mamíferos. Essa espécie é a Desmodus Rotundus. Em 2015, mais de 1.300 propriedades registraram ataques desse tipo de morcego em São Paulo.
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/nosso-campo/noticia/2016/03/maioria-dos-morcegos-faz-bem-para-natureza.html?fbclid=IwAR1EN_25aOb5JCtL-UsGn2zxK50b1U9m_vqNnbOKLcG-S4T27y1RCDRXtr8